segunda-feira, 4 de junho de 2012

Releitura Maslow e Herzberg

Participei hoje de um encontro com Eugênio Mussak, palestrante,  professor, escritor e diretor científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do CONARH – Congresso Brasileiro de Recursos Humanos.

Durante o evento, Mussak nos propos uma releitura sobre as já conhecidas teorias de Maslow e Herzberg e que fazem parte do escopo para a certificação PMP e segundo ele, ainda será testada e validada. Fomos convidados a refletir como as atuais e futuras gerações de colaboradores (X, Y, Z) se comportam e comportarão.

Recordando as teorias, teremos Maslow:











Na visão de Mussak, os 3 grandes grupos da nova pirâmide seriam Autonomia, Significado e Status e dentro destes grupos teríamos:
Autonomia: Bem Estar (Qualidade de vida, relações) e Liberdade (Escolhas, conectividade)
Significado: Aprendizado (Conhecimento, empregabilidade), Causa (Valores, crenças, fazer a diferença)
Status: Reconhecimento (Feedback, salários, prêmios, visibilidade)

E a teoria de Herzberg:
















Onde na visão de Mussak, teríamos:

Necessidades: Autonomia, Pertencimento e Dignidade
Desejos: Significado (Causa), Orgulho (Valores), Status (Grife), Bem estar (Clima), Aprendizado, Conexões e Futuro

Essas duas releituras, baseiam-se no desenvolvimento humano e nas diferentes percepções entre gerações do que é realmente importante como fator motivacional. As futuras gerações buscarão o equilíbrio entre a qualidade de vida x trabalho, o sentimento de pertencer a um grupo / organização, clima favorável ao despertar de novas idéias e constante aprendizado e relacionamento entre indivíduos.

 Para maiores informações sobre Eugênio Mussak, o site é: http://eugeniomussak.com.br/